Cada cômodo de uma casa tem sua função específica e muito bem delimitada, poucos espaços conseguem se transformar em áreas multifuncionais capazes de interligar outros ambientes em perfeita harmonia.
Talvez, por isso, as varandas gourmet tenham se tornado as novas vedetes de projetos arquitetônicos e de decoração de interiores. Contudo, quando bem aproveitados esse espaços conseguem transformar e valorizar todos os demais cômodos de um apartamento, dando um sopro de modernidade e bom gosto à decoração.
Portanto para conseguir uma varanda gourmet contemporânea e funcional é necessário saber escolher muito bem o conjunto de elementos que darão vida ao espaço.
Vamos aprender a decorar uma varanda gourmet sem erro?
5 passos essenciais para ter a Varanda Gourmet dos sonhos:
1) Liste suas prioridades
Primeiramente é importante saber para qual uso e utilidade você destinará o seu espaço, por exemplo:
1# Área para Happy Hour
2# Espaço Zen para Meditação, Ioga e Leitura
3# Espaço Eco com Horta e Jardim Vertical
4# Brinquedoteca para Crianças
5# Uma extensão da Cozinha ou Sala, integrando os ambientes
Quando você imagina sua varanda pronta, o que você enxerga? Qual seu desejo? A partir daí, então, comece a pensar em como preencher o espaço.
Claro que uma varanda gourmet não precisa necessariamente ter apenas uma função, é possível também criar um espaço para confraternização ao mesmo tempo em que se tem uma segunda sala de estar confortável e aconchegante.
Apenas cuidado para não fazer do ambiente um amontoado de ideias, móveis, cores e acessórios. Ele precisa ser um local harmônico, prático e confortável.
2) Harmonize a Decoração com os demais ambientes da casa
A varanda gourmet precisa fazer parte do conjunto da casa como um todo, ou seja, precisa estar em harmonia com os demais cômodos. Mesmo que você deseje fazer dela um ponto de destaque é importante que alguns elementos façam um intercâmbio com os ambientes próximos – geralmente sala de estar, sala de TV ou até mesmo a cozinha.
Mas como unir dois ambientes e ainda assim manter a autenticidade de cada um?
Com sutileza e usando pequenas referências que pode estar no estilo dos móveis, na cor usada na decoração, na pedra da bancada, uma luminária, um tapete ou mesmo na continuidade do piso.
O ambiente precisa, acima de tudo, fazer sentido com o restante da casa, precisa ter a personalidade dos donos para que futuramente, não se torne um elefante branco sem uso definido.
3) Escolha móveis versáteis
Hoje podemos contar com móveis que são confortáveis, versáteis e com design inovador! Ou o que chamamos de 2 em 1; que consequentemente conseguem suprir diferentes funções sem grandes esforços e o mais importante, sem prejudicar a estética do ambiente e ajudando na decoração.
Para otimizar espaços estes móveis são muito úteis e recomendados. Eles vão desde mesas de canto que pode virar um banco extra. Baús que podem ser usados como guarda-volumes e também com um belo estofado pode ser um banco e mesas com extensão de tamanho são os exemplos de similaridade mais clássicos que se encaixam nesse perfil.
4) Priorize a funcionalidade do espaço
A decoração de uma varanda gourmet precisa ser funcional, por isso, atente-se ao tamanho do espaço que você tem disponível para trabalhar, escolha por peças e móveis que permitam uma circulação tranquila.
Caso o espaço não seja tão grande assim, opte por colocar armários ou prateleiras na área próxima à churrasqueira, assim, você terá espaço para armazenar utensílios, descartáveis e louças de forma organizada e prática.
O importante na hora de escolher os móveis é saber bem como abrigar tudo sem que um elemento atrapalhe ou se sobressaia ao outro.
Lembre-se da regra do “menos é mais” sempre que for decorar qualquer ambiente, especialmente, quando falamos de locais onde a principal função é a confraternização e a prioridade deve ser o conforto e o livre transitar de pessoas.
5) Crie um ambiente para todos
Para famílias grandes ou famílias em crescimento é indicado transformar a varanda em um local para todos.
“Quando se tem crianças em casa é muito importante ter um espaço onde se possam observar os pequenos sem grandes preocupações, por isso, uma dica é dividir – de maneira fluida – o ambiente.” Comenta a arquiteta Patricia Nunes do escritório Luni Arquitetura responsável pelo projeto abaixo de varanda gourmet integrada com área Kids/Brinquedoteca para projeto de apartamento no bairro do Campo Belo.
Se em uma ponta está a área gourmet com forno, churrasqueira e todos os demais itens para o happy hour que tal na outra ponta fazer um cantinho do brinquedo?
Portanto para isso, coloque uma mesinha para que a criança possa comer, alguns cestos organizadores com brinquedos e livros e futons ou carpete emborrachado para que possam sentar, deitar e brincar confortavelmente
Varanda Gourmet: A perfeição está nos pequenos detalhes!
Primeiro de tudo, saia do básico, do comum e do esperado! Sabemos que área gourmet precisa de uma bancada, pia, churrasqueira, mesa e cadeiras, mas pense nos detalhes que darão cor, vida e sal para o ambiente.
Um armário de cor vibrante para contrastar com os tons neutros predominantes, uma luminária com referência industrial, azulejos portugueses que formem um mosaico e tragam cor ou textura à parede, igual mostrado nas fotos do projeto acima desenvolvido para Varanda integrada no bairro do Brooklin pela Luni Arquitetura.
Os objetos que irão compor o ambiente são fundamentais para que você consiga ter a varanda gourmet dos sonhos, portanto, aposte em peças com linhas modernas, itens de decoração que tenham e contém uma história, almofadas que tragam conforto e vida ao mesmo tempo que quebram a monotonia.
Quais elementos sempre fazem sucesso em uma varanda e área gourmet?
Bom, o sucesso está no todo, lembre-se disso, mas se você deseja apostar em itens certeiros que sempre combinam com uma varanda aposte em:
- Móveis rústicos que lembrem madeira de demolição – são bonitos, trazem personalidade e caminham entre o clássico e o moderno, tudo vai depender do restante dos elementos que irão compor o espaço;
- Vime – seja cestos organizadores, vasos de chão, baú ou mesa de canto, o vime dá um ar de descontração, conforto e quando bem usado traz elegância e modernidade;
- Cobre – luminárias, pendentes, vasos ou mesmo encanamento exposto, o cobre traz um ar contemporâneo bem ao estilo studio nova-iorquino ao ambiente o tom do momento é o rosé, aposte nele.
- Linho – há quem diga que estofados para varanda devem ser em couro para facilita a higienização, mas não podemos negar que o linho casa perfeitamente e dá um ar de lounge chic a qualquer varanda gourmet. O linho traz elegância tanto no tradicional tom cru como em cores como menta, salmão ou rosé, dando leveza e autenticidade.
Vasos em cristal ou vidro colorido, centros de mesa, flores e suculentas, um tapete de pêlo baixo ou estilo esteira são os temperos finais na hora de decorar uma varanda gourmet. Pense neles com carinho, com cuidado, mas não tenha medo de ousar na decoração.
E então, se animou em colocar a mão na massa e começar já a montar sua seguindo nossas dicas? Ainda tem dúvidas?
Confira também nossa galeria de Varanda Gourmet e inspire-se com nossos projetos de varandas integradas, ou se preferir acompanha também ideias de Quartos, Cozinhas e Salas de TV.
Caso queira a ajuda especializada de um dos nossos arquitetos, entre em contato conosco clicando AQUI, teremos a maior satisfação em atendê-lo! Conheça também nossa página no Facebook